Pular para o conteúdo

Aparelho de ar condicionado pode causar crise de asma?

  • por

Com a chegada do verão, os habitantes da Terra Brasilis passam a desfrutar temperaturas cada vez mais quentes, algumas vezes causticantes. Nessa época do ano, os aparelhos de ar condicionado se tornam eletrodomésticos de primeira necessidade, verdadeiros dispositivos de suporte de vida em casa, no carro, nos transportes públicos (nem todos, infelizmente) e no trabalho. Se por um lado o ar condicionado nos oferece conforto térmico, por outro lado pode ser prejudicial a pessoas com doenças respiratória, em especial os asmáticos.

Nem sempre a relação ar condicionado/crises de asma é tão evidente. Fisioterapeutas precisam sinalizar aos pacientes não só a existência dessa relação, como também orientar a maneiras de minimizar o impacto do ar condicionado sobre a saúde.

Basicamente, os aparelhos de ar condicionado podem afetar pacientes com asma de 3 formas

1. Higienização ineficiente.
Sem sombras de dúvida, os grandes vilões do ar-condicionado são os alérgenos (substâncias que desencadeiam reações alérgicas) tais como ácaros, fungos, mofo, poeira e bactérias que se acumulam nos dutos do aparelho e podem desencadear uma crise alérgica. E mesmo nas pessoas sem alergias, eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias. Portanto, os cuidados com a higiene destes aparelhos não se restringe somente aos asmáticos!
Para combater esse mal, basta simplesmente executar a limpeza periódica dos filtros do condicionador de ar. Em média, os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez por mês ou após um longo período de desuso. É claro que essa necessidade de manutenção varia conforme a localização do imóvel e da qualidade do ar do ambiente. O procedimento de limpeza é bem fácil, basta retirar o filtro de ar e limpar com um aspirador de pó ou lavando-o com bastante cuidado com água e sabão neutro para retirar a poeira e outros resíduos. A colocação só deve ser feita quando ele estiver completamente seco. Se o filtro apresentar furos ou rasgos é melhor trocá-lo. Além de evitar doenças, a limpeza também aumenta a vida útil do aparelho. Limpe também as canaletas de ventilação.

2. Combinação de ar frio e seco.
O ar condicionado tem três características marcantes: Resfria o ambiente, Resseca o ar e usa consome muita energia elétrica. O resfriamento é o que desejamos que ele faça, mas o ar mais seco representa um problema, pois pode causar congestão nasal (nariz entupido) fazendo a pessoa respirar pela boca, o que vai não só afetar a garganta mas também fazer com que o ar chegue aos pulmões sem ter sido filtrado, aquecido e umidificado pelas fossas nasais.
O ar seco irrita os brônquios. Daí ao aparecimento de crises asmáticas, rinites, rouquidão e sinusites. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, recomenda-se utilizar uma bacia com água no quarto (embora recomendado, não sei se isso funciona de verdade), ou uma toalha molhada, ou ainda um umidificador de ambiente. Uma outra medida é hidratar a mucosa nasal com soro fisiológico ou qualquer outro umidificante nasal recomendado pelo seu médico. Ah! Hidratar-se bastante também é uma boa idéia.

3. Choque térmico
O choque térmico pode acontecer quando se transita entre ambientes com grande diferença de temperatura. Infelizmente, fazemos isso o tempo. Trabalhamos em um ambiente climatizado, com temperatura de 20 graus, e quando precisamos ir na rua, simplesmente abrimos a porta e encaramos um bafo quente de 40 graus (particularmente verdade no Hell de Janeiro).

Infelizmente quanto a isso, o ideal seria não se expor a essa mudança brusca de temperatura, talvez ajustando a temperatura do ar condicionado para algo em torno de 25 graus (o suficiente para ser confortável sem ser frio demais. Mas infelizmente no mundo real, não temos como controlar a temperatura de ambientes como salas comerciais, barbearias, etc… então, não tenho muito como ajudar nessa questão a não ser desejando boa sorte.

Ventiladores também

Para quem não tem ar condicionado, lembrem-se que os ventiladores de chão e de teto também acumulam poeira. Limpe as pás e as grades dos ventiladores com sabão neutro pelo menos uma vez por semana.

Referências

(1) III Consenso Brasileiro no Manejo da Asma. J Pneumol; 2002;28 (Supl 1)

(2) The International study of asthma and allergy in childhood (ISSAC) steering committee. Worldwide variation in prevalence of asthma

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *