Pular para o conteúdo

Artrose de Quadril

  • por

A osteoartrose de quadril, ou simplesmente artrose de quadril (como é conhecida popularmente), é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem articular do quadril e, em casos avançados, atinge também o osso subcondral. Os sintomas causados pela osteoartrose de quadril incluem limitação do arco de movimento, perda de força, dor e comprometimento da qualidade de vida. Uma vez que os sintomas impactam a mobilidade e a atividade física, pacientes com artrose de quadril têm um risco aumentado de desenvolver ou agravar comorbidades, tais como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e depressão.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas físicos da osteoartrose de quadril são resultado das alterações articulares. Essas alterações incluem, mas não se limitam a: restrição da cápsula articular, perda de mobilidade na articulação, fraqueza e rigidez da musculatura circundante, descondicionamento físico geral, perda de equilíbrio e propriocepção e aumento geral no estresse ao redor articulações incluindo joelho, pélvis e coluna lombar. À medida que a osteoartrose progride, ocorre aumento do quadro álgico, comprometimento progressivo da independência e qualidade de vida.
Os custos sociais diretos e indiretos atribuíveis a osteoatrose são enormes. Por exemplo, os indivíduos com artrose têm maior probabilidade de reduzir a jornada de trabalho ou parar de trabalhar, resultando em perda de renda. Somado a esse efeito direto, ocorre também maior utilização de serviços médicos e custos de cuidados de saúde em comparação com pessoas da mesma faixa etária sem artrose sintomática.

A saúde mental também pode ser afetada em casos de osteoartrose avançada de quadril. As taxas de depressão são maiores em indivíduos com dor de longa data e perda da função geral.

Tratamento

Muitos casos de osteoartrose de quadril são tratados de forma conservadora com exercícios de fortalecimento, uso de bengalas ou muletas, redução do peso corporal, cuidados posturais e medicamentos. Essas medidas podem ser úteis para reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida. Em uma meta-análise publicada em setembro na revista Arthritis Care & Research. ( Effect of Therapeutic Exercise for Hip Osteoarthritis Pain: Results of a Meta-Analysis. Arthritis Care Res. 2008;59:1221-1228.) Os pesquisadores concluíram que exercícios terapêuticos, especialmente aqueles com componente de fortalecimento são uma forma de tratamento eficaz para manter o condicionamento físico e a qualidade de vida enquanto se aguarda a cirurgia de artroplastia de quadril.

Referências

Investigação da ansiedade, depressão e qualidade de vida em pacientes portadores de osteoartrite no joelho: um estudo comparativo.

Exercise Training in Treatment and Rehabilitation of Hip Osteoarthritis: A 12-Week Pilot Trial

Effect of Therapeutic Exercise for Hip Osteoarthritis Pain: Results of a Meta-Analysis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *