Pular para o conteúdo

Conceito Mulligan – Faça você mesmo as faixas de mobilização

  • por

Em uma postagem anterior, disponobilizei a tradução de um artigo sobre tratamento de entorse de tornozelo utilizando mobilizações do conceito Mulligan. Espero em um futuro próximo escrever um pouco mais a respeito desta técnica e também passar algumas manobras, pois é uma técnica que eu gosto muito e considero essencial para qualquer fisioterapeuta. Uma das peculiaridades do conceito Mulligan é o uso de cintas (também denominadas cintos ou faixas), para realizar o deslizamento articular durante a mobilização. Estas cintas foram inicialmente utilizadas no método Kaltenborn, e posteriormente adaptadas por Brian Mulligan à suas técnicas de mobilização. Elas facilitam enormemente os manuseios. Quem faz o curso geralmente recebe uma destas cintas para praticar (que já está incluída no valor do curso) ou em alguns curso elas são vendidas separadamente.Hoje deixarei todas as dicas par você fazer em casa sua própria cinta do Mulligan a um custo irrisório.É muito simples e barato:Você vai precisar de:# 3 metros de faixa de algodão (o nome comercial é cadarço de algodão), peça a faixa mais larga ! a que eu usei tem aproximadamente 5 cm de largura.# 1 fecho Tic-Tac# 1 costureira (serve mãe, sogra, avó ou vizinha)

Acima o material necessário: 1 fecho Tic-Tac, e 3 metros de cadarço de algodão. Eu usei azul, mas tem também verde, preto, rosa, etc…

Na figura acima a cinta montada, faltando somente a costura.

Acima: Dona Mercedez, a costureira oficial das faixas Mulligan, com mais de 50 anos de experiência na função.

Onde comprar:
No Rio de Janeiro, a única loja que eu conheço que vende este material se chama Loja Comboio, localizada na Rua Gonçalves Lêdo, 53, Centro, RJ-RJ. (não, eu não ganho jabá pra divulgar esta loja). Se você não mora no Rio ou não tem como ir ao Centro, eu aconselho a ir até uma loja que faça conserto de bolsas e mochilas e perguntar ao atendente se a loja vende a faixa (é a mesma usada na alça das mochilas) ou se pelo menos eles indicam o local para comprar.
Pois bem, indo de metrô, saltando na estação presidente vargas, você anda menos de 10 minutos até a loja. Abaixo um mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *