Pular para o conteúdo

Exercícios e orientações para o Pós Operatório imediato de Artroplastia Total de Joelho

  • por

A Artroplastia Total de Joelho (ATJ) é uma cirurgia que tem o objetivo de substituir a articulação do joelho por uma prótese composta por material metálico e polietileno. A atuação da fisioterapia neste procedimento inclui atendimentos na fase pré e pós-operatória, e tem a finalidade de restabelecer a função articular.

Esta postagem tem como objetivo apresentar uma visão geral das intervenções de fisioterapia para os pacientes com indicação de ATJ.

No pré operatório:

(1) Explicar ao paciente e/ou ao acompanhante (principalmente se o paciente tiver algum a alteração cognitiva) os exercícios e cuidados que devem ser tomados no período de pós-operatório imediato.

(2) Avaliar a mobilidade (como ele(a) realiza as transferências e trocas posturais, se deambula e se usa dispositivo auxiliar), velocidade da marcha, o arco de movimento ativo e passivo, a dor (ao repouso e movimento) e a força muscular no joelho a ser operado. Esse registro é importante para que possamos comparar com o período pós-operatório.

(3) Ensinar aos pacientes a andar de muletas e/ou andador, realizar as trocas posturais, exercícios anti-trombóticos, exercícios respiratórios e exercícios isométricos de quadríceps e glúteos.

OBS: Os exercícios de bomba de tibiotásica (antitrombóticos) são simples e extremamente importantes. A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma complicação comum após a ATJ. Com a profilaxia, isto é: uso de medicamentos anticoagulantes e sem exercícios antitrombóticos precoces, a incidência de TVP é de cerca de 22-57%. Porém, sem as medidas profiláticas esse índice fica entre 50-84%.  https://emedicine.medscape.com/article/320061-overview

No pós op imediato:

É papel do fisioterapeuta reforçar a orientação de que após a cirurgia, o paciente só deve sair da cama auxiliado por algum profissional do hospital, seja ele fisioterapeuta, médico ou da equipe de enfermagem, e NUNCA sozinho.

(1) Prevenir eventos trombóticos nos membros inferiores. Atenção: ambos os MMII e não somente o operado (#ficaadica)

(2) Exercícios de isometria de glúteos e quadríceps (para manter a força e trofismo muscular, e ajudar a reduzir o edema pós-cirurgico)

Os exercícios essenciais a serem realizados são:

#1- Bomba de Tibiotársica – Este é um excelente exercício para se fazer assim que o paciente acordar do pós-op e conseguir movimentar os pés. Orienta-se que sejam feitos inicialmente 10 repetições a cada 2 horas, evoluindo para 25 repetições também a cada duas horas. Estas recomendações quanto ao número de repetições e freqüência variam de hospital para hospital.

exercício antitrombótico ( bomba de panturrilha )

#2- Isometria de Quadríceps – Este exercício fortalece os músculos ao redor do joelho e estimula o paciente a alcançar o máximo da extensão ativa. A grande vantagem da isometria é que se trata de um exercício praticamente indolor mesmo no pós-op imediato. Na figura ao lado o paciente tem um apoio embaixo do tornozelo e é orientado a empurrar o joelho contra o leito. Uma outra forma de orientar o paciente é simplesmente por sua mão no oco poplíteo e mandar o paciente espremer sua mão contra o leito.

isometria de quadríceps

#3 – Exercício na amplitude final de extensão do joelho – Pode ser feito com um cobertor embaixo do joelho. Usando um cobertor ou travesseiro, coloque-o como um coxim logo abaixo do joelho e oriente o paciente a levantar o tornozelo do leito, manter uma isometria por 3-5 segundos na extensão máxima de joelho e então descer lentamente.

#4- Elevação com a perna retificada – Mais um exercício que trabalha quadríceps, mas desta vez em sua atuação como flexor da articulação do quadril. Complementando assim os dois exercícios anteriores. É importante ressaltar que diversos estudos apontam a força de quadríceps como principal fator associado com velocidade da marcha e redução de dor e incapacidades em pacientes com artrose. Além disso é o componente mais importante do mecanismo extensor do joelho. Desta forma, o quadríceps merece mesmo toda a atenção que estamos dando a ele.

elevação de pernas retificadas

#5- Exercício ativo livre de flexo-extensão de joelho. Ora, se o paciente está com pouca dor e já consegue fazer todos os exercícios propostos, porquê não uma atividade livre antes de tentar o ortostatismo ?

flexo/extensão de joelho arrastando o calcanhar na maca

A propósito, recomendo que coloque o paciente sentado com as pernas para fora do leito o mais precocemente possível, se possível ainda no Pós op imediato (para evitar náuseas e vômitos, consulte a equipe de nutrição quanto ao horário em que a dieta será liberada, – este é o tempo previsto para o término dos efeitos da anestesia) vá elevando a cabeceira gradualmente, se não tiver nenhuma intercorrência, posicione o paciente sentado com as pernas para fora do leito . Esta sugestão é principalmente válida se você estiver tratando um idoso. Quem já fez uma cirurgia sabe: sentar no leito é um acontecimento tão importante quanto o ortostatismo!

Pronto pessoal, esses são os principais exercícios a serem feitos ainda no leito. Naturalmente ainda dá pra fazer muita coisa, isso depende da sua criatividade e das necessidades específicas de cada paciente. Assim, se você quiser, é possível realizar exercícios de flexo-extensão utilizando uma bola suíça pequena no leito, ou então incluir exercícios com resistência elástica progressiva (theraband), além de isometria de glúteos, exercícios de fortaleciemnto de glúteo médio, exercícios com o paciente sentado com os membros inferiores para fora do leito etc…

Até mais

 REFERÊNCIA

Reabilitação de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho: revisão de literatura

Cartilha Artroplastia Total de Joelho – INTO/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *