Pular para o conteúdo

Lesões do Nervo Radial

O objetivo desse post é tentar aprofundar um pouco mais na semiologia do nervo radial. Obviamente não dá pra esgotar o assunto, mas como de costume deixarei uma seleção de links para quem quiser estudar um pouco mais sobre o tema.

LESÕES DO NERVO RADIAL

O nervo radial origina-se do tronco posterior do plexo braquial, sendo composto por fibras nervosas das raízes de C5 a T1. Em seu trajeto podem ocorrer traumas, os quais podem resultar em paralisias temporárias (neuropraxia) ou definitivas (axoniotmese e neurotmese). O nervo radial é responsável pela inervação muscular do trí­ceps braquial e de todos os músculos extensores e supinadores do antebraço, e pela inervação sensitiva da região posterior do braço, antebraço, dorso lateral da mão e 4 primeiros dedos. (para saber mais, recomendo a leitura da dissertação: Elaboração de questionário para avaliação funcional das mãos nas lesões de nervos periféricos)

O nervo radial pode ser lesionado em qualquer ponto de seu percurso. Naturalmente, a sintomatologia irá variar de acordo com a região onde ocorreu a lesão. Neste sentido, podemos identificar 3 locais comuns de lesão traumática do nervo radial:

LESÕES OCORRIDAS NA AXILA (paralisia da muleta)

A “Paralisia da muleta” é uma lesão causada pela pressão excessiva na axila devido ao uso inadequado de muletas. Esta compressão geralmente se manifesta como uma neuropraxia.
A figura acima ilustra o nervo radial em seu trajeto descendente e sua relação com as estruturas ósseas do Membros Superior. Dá pra perceber como o nervo radial é particularmente vulnerável na região axilar.

mão em gota

CURIOSIDADES:
“Paralisia de sábado à noite” é o nome que se dá à lesão do nervo radial causada ao apoiar a face interna do braço na parte posterior de uma cadeira por um longo período de tempo (como na imagem abaixo). Isto geralmente acontece após o indivíduo diluir sua consciência em álcool na noitada, daí o nome.

paralisia de sábado a noite

Um outro nome criativo a lesão do nervo radial nesta região é “Paralisia dos amantes” também causada por uma compressão na face interna do braço, mas desta vez, o mecanismo de lesão é associada a amantes, que após uma noite de intensa volúpia e prazer adormecem, porém o rapaz, ainda movido pelo romantismo oferece o braço como travesseiro a sua amada, como na imagem abaixo. (OBS: devido ao conteúdo extremamente erótico deste comentário, informo que a ilustração abaixo foi certificada como politicamente correta pelos lacradores da internet e moralmente aceitável pela LVDMBC – Liga das Velhinhas Defensoras da Moral e dos Bons Costumes)

Então é isso pessoal,

Espero que essas informações sejam úteis
Hasta La vista

2 comentários em “Lesões do Nervo Radial”

    1. Olá Alcir,
      Para responder essa sua pergunta seria necessário colher a sua história para entender o que aconteceu e realizar um exame físico. O mais adequado é que você marque uma consulta presencial com fisioterapeuta para uma avaliação adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *