Pular para o conteúdo

Resistência Elástica Progressiva – Thera Band

  • por

COMO MENSURAR A RESISTÊNCIA OFERECIDA A UM PACIENTE UTILIZANDO THERA BAND,

A resistência elástica progressiva (REP), vulgarmente conhecida como thera-band (na verdade, thera-band é o nome de um fabricante de REP) é, na minha opinião, um dos equipamentos mais versáteis com que o fisioterapeuta pode contar. Ora, todo mundo sabe que as cores das faixas elásticas determinam a resistência que o paciente precisa superar para realizar o exercício, E que é possível fazer exercícios de resistência para membros superiores, membros inferiores e abdominais.

No entanto, pouca gente sabe que é possível mensurar a resistência oferecida ao paciente, sendo que esta mensuração vai muito além do que apenas anotar a cor da faixa elástica que está sendo usada. As faixas elásticas garantem uma resistência linear que é quantificável, reprodutível e facilmente aplicável na prática clínica. A figura baixo é uma tabela que acompanha cada faixa elástica da marca thera-band (não ganho jabá da thera-band, estou usando-a como exemplo simplesmente por ser a única marca que oferece este tipo de informação). Muita gente não sabe pra que serve esta tabela e acaba jogando fora, e muitas vezes nem sequer percebe a existência desta tabela.

Fonte: thttp://www.mundobailarinistico.com.br/2014/09/ballet-acessorios-faixa-elastica-thera.html

Tudo bem, sei também que muita gente não suporta tabelas e nem gráficos, e que você provavelmente pulou a tabela sem nem sequer se dar ao trabalho de olhá-la com calma. Por isso vou direto ao ponto: A primeira coluna, em azul, indica o percentual de deformação da faixa elástica, e a primeira linha indica a cor da faixa elástica, e as colunas com números no meio da tabela indicam a resistência em Quilogramas. Assim, quando um paciente faz um exercício no qual o thera-band vermelho é deformado em 100% do seu comprimento inicial (ou seja, dobra de tamanho ao final do exercício), equivale dizer que este paciente estará se exercitando com uma resistência de 1,8 Kg.

Outro exemplo: Vamos supor que você queira trabalhar extensão de braço contra uma resistência de 6,0 kg. Como faríamos? Se você não conhece as propriedades da REP, uma alternativa seria deitar o paciente em prono e mandar ele elevar o braço com um halter de 6,0 kg na mão. Mas agora, após ler estas mal escritas linhas, você pensaria melhor e consultando a tabela acima certamente optaria por um thera-band prata (silver) em um exercício como o da figura abaixo, utilizando uma deformação de 100% da faixa elástica. ( na figura abaixo, 1X é um comprimento inicial qualquer e 2X representa o comprimento final que é o dobro do inicial – portanto uma deformação de 100%)

Grande coisa, e pra que isso serve? dirão alguns colegas ímpios. Bem, inicialmente para você poder registrar em prontuário a evolução de seu paciente, e, para quem gosta, como método de mensuração para um artigo científico ou trabalho de campo de conclusão de curso.
Para quem quiser saber mais, acesse o site da thera band academy , fazendo um cadastro gratuito, você terá acesso a alguns artigos e à vários protocolos e sugestões de exercícios com bolas, resistências elásticas y otras cositas más.
Você pode baixar alguns artigos também. quem quiser basta acessar os links abaixo.

Biomechanics of Elastic Resistance in Therapeutic Exercise Programs
Avaliação da atividade elétrica do bíceps braquial durante atividade com resistência elástica, comparada a resistência fixa
Material Properties of Thera-Band Tubing
Quantification of Elastic Resistance on Knee rehabilitation exercises
Resistance Properties of Thera-Band Tubing During Shoulder Abduction Exercise
thera band instruction manual.pdf

Devido ao grande número de pedidos tanto por comentários quanto por e-mails, quero que fique claro o seguinte:
NÃO SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,
NÃO SOU PERSONAL TRAINER,
NÃO PRESCREVO EXERCÍCIOS PELA INTERNET
NÃO ADIANTA INSISTIR

Hasta la vista !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *