Pular para o conteúdo

Valor de p ou p<0,05 em bioestatística, você sabe como interpretar este número?

  • por

Ah! como eu gosto de bioestatística!!!!
E antes que me perguntem, não. Eu não estou sendo sarcástico não!
A Bioestatística junto com a Epidemiologia Clínica e a Metodologia Científica formam os pilares da prática baseada em evidências. Tudo bem, sei que para alguns trata-se de um assunto árido e extremamente desinteressante. Eu também pensava assim quando estava na graduação principalmente porque estas matérias são dadas no ciclo básico, quando tudo o que os alunos querem aprender são coisas “práticas”, relacionadas à anatomia e biomecânica.

Pois bem, mas vocês já devem ter percebido que a maioria dos artigos científicos após demonstrar seus resultados, abrem um parênteses e colocam a seguinte expressão: p<0,05. Podemos também interpretar da seguinte forma: Se fosse possível repetir 100 vezes o experimento, observaríamos diferença estatística entre os resultados em 95 experimentos. Ora, temos aqui um resultado prático, pois indica que se o meu paciente com síndrome do túnel do carpo tiver características parecidas com a da amostra estudada (este detalhe é importantíssimo!), eu terei uma probabilidade alta (95% de chance) de conseguir reduzir a dor dele caso eu repita a abordagem descrita no estudo, conforme demonstrado em uma amostra de pacientes semelhantes. Agora que você já sabe o que significa esse bendito “p”, toda vez que você comentar um artigo científico com um(a) colega, você pode fazer uma cara de intelectual e perguntar: – Mas qual foi mesmo o valor de p encontrado nos resultados?
Naturalmente, esta é uma explicação superficial, pois este post é voltado para pessoas que estão dando os primeiros passos em estatística. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *